Pretende expandir o seu e-commerce além-fronteiras? Parabéns! Trabalhou muito com a sua equipa para chegar ao seu objetivo e merece continuar a ter sucesso.
É por essa razão que apresentamos seis dicas para ajudá-lo a criar um website de e-commerce atractivo. Estão relacionadas com os elementos de cultura e localização dos seus potenciais clientes, que deve ter em consideração.
Alguns desses pormenores culturais podem parecer irrelevantes, porém seria prudente não ignorá-los, uma vez que, quando vende num país diferente, respeitar a cultura local é fundamental.
1. Utilize o idioma dos seus potenciais clientes
Sim, existem pessoas poliglotas que não se importam de comprar num website em inglês ou noutra língua estrangeira. Contudo, não são a maioria. Se não traduzir o seu website para a língua na qual o seu cliente potencial comunica, deixará escapar um enorme número de vendas.
Enquanto trabalha no seu website, verifique se todas as páginas se encontram na mesma língua. Não é propriamente agradável ler uma descrição de um produto na sua língua, clicar no botão "comprar" e deparar-se com uma página de carrinho de compras que não consegue ler.
2. Traduza o seu website para a variante local da sua língua de chegada
Porquê? Porque é essencial que a sua tradução não esteja apenas correta, mas também fluente, caso contrário, os seus clientes potenciais correrão o risco de nem sequer conseguir encontrá-lo. Portanto, em vez de atribuir a tradução a um técnico da sua empresa, é aconselhável procurar um profissional nativo da sua região alvo para traduzir e localizar descrições de produtos e conteúdo do seu website.
Por exemplo, um localizador nativo brasileiro reconhece que "camisola" é o equivalente a "sweatshirt" no português europeu, embora para os brasileiros, signifique "traje feminino de dormir". E isso faz toda a diferença.
3. Integre com as plataformas apropriadas
Se pretender integrar o seu website com outros canais de vendas, escolha os que são mais populares para o seu público-alvo. Por exemplo, o WhatsApp é muito popular no Brasil. Na Argentina, a plataforma de e-commerce MercadoLibre também é muito conhecida.
Tenha em conta que, dentro do mesmo país, a plataforma mais popular poderá ser diferente ao nível do perfil demográfico, como a idade ou grupo de rendimentos.
4. Torne o seu website mais local
Para fazê-lo, utilize cores e estilos de letra adequados, tendo o cuidado na colocação das imagens e na orientação dos diapositivos (Por exemplo, nos países árabes esses elementos devem estar da direita para a esquerda), assim como a escolha de modelos que se assemelhem aos locais.
A menos que pretenda que o seu website tenham um ar estrangeirado como estratégia para a sua marca, o seu negócio de e-commerce será mais apelativo se os seus clientes potenciais se identificarem com o website.
5. Lembre-se de que o clima é diferente noutros locais
Isso poderia ter sido explicado no ponto 4, porém é um aspeto muito importante que merece a sua própria secção. Se as suas vendas de produtos, como roupas, sapatos ou artigos de desporto, forem influenciadas pelo clima e pelas estações, é fundamental que tenha o conhecimento de que, no Hemisfério Sul, as estações são diferentes das estações do Hemisfério Norte. Além disso, no mesmo hemisfério, existem enormes variações climáticas de região para região.
Parece óbvio? Não, não parece. Veja, por exemplo, o website brasileiro da marca J. Crew. Está a vender a coleção de verão na primeira semana de inverno do Brasil.

Por outro lado, o website da Shein acertou na coleção.

6. Tenha atenção à localização das datas
Nem todos os países celebram as mesmas datas comemorativas. Por exemplo, no Brasil celebra-se o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto e o Dia dos Namorados a 12 de junho. Já para não mencionar os feriados locais ou nacionais específicos, como o Carnaval e as festas juninas.
Portanto, caso pretenda aproveitar as datas especiais para aumentar as suas vendas no estrangeiro, verifique o tema da comemoração e quando ela será realizada.
Mais uma vez, a Shein fez um bom trabalho sobre isso, oferecendo negócios especiais no Brasil para a festa de São João:

Procura uma empresa de tradução? Estamos aqui para ajudá-lo.
Gostaria de garantir um ROI elevado através do seu website de e-commerce estrangeiro? A equipa Upwords teria todo o gosto em ajudá- lo. Não somos apenas profissionais em serviços de tradução de websites, mas também em serviços de localização. Os nossos especialistas nativos vão aconselhá-lo sobre os pormenores culturais e linguísticos, garantido que o seu website atraia os seus potenciais clientes a nível global.
Também oferecemos serviços de análise de websites. Com a segmentação de visitantes, vamos ajudá-lo a identificar e a comunicar com os mesmos com base na experiência dos clientes, conversas anteriores, localização geográfica, comportamento de pesquisa online, página de avaliações e muito mais.