SEO Multilingue

11, Nov 2020

Partilhar:

SEO Multilingue



Quer alcançar um público internacional? O SEO multilíngue é essencial

Se a sua intenção é que as pessoas que falam outros idiomas encontrem o seu site, é necessário utilizar o SEO multilíngue.

O que é que isto significa?

É simples: significa ter a certeza de que o seu conteúdo, escrito em línguas estrangeiras, inclui as palavras reais que as pessoas procuram.

Eis um exemplo. Suponha que quer expandir o seu negócio de mantas para sela e começar a vender a proprietários de cavalos no Brasil. Cria um site em português do Brasil e traduz o título do seu produto como “mantas para sela”.

 

Embora esta seja uma maneira perfeitamente correta de dizer “manta para sela” em português do Brasil, está longe de ser a forma mais popular de o dizer. Se quiser que os seus potenciais clientes encontrem a sua página, o título do seu produto deverá ser “baixeiro”, que é como a maioria dos brasileiros chama às suas mantas para sela. (Também deverá incluir “manta para sela” na descrição do produto - mas este é um assunto para desenvolver mais adiante.)

Claro que não precisa de ser um negócio de e-commerce para beneficiar do SEO multilíngue. Qualquer site que pretenda alcançar um público internacional tem todo o interesse em utilizar as palavras-chave que o público realmente procura.

Por exemplo, se sua ONG a favor de produtos orgânicos deseja chegar aos agricultores orgânicos na Suíça, certifique-se de que utiliza a palavras-chave “agriculture bio” (agricultura biológica), e não a enganosa "fermiers organiques” (agricultores orgânicos).

 

Benefícios e riscos do SEO multilíngue

 

Quando utiliza o SEO multilíngue no seu site, está a aumentar o seu público, uma vez que existe maior probabilidade de as pessoas o encontrarem. Para além de gerar mais negócio, um maior público também significa maior tráfego no seu site, o que leva a uma melhor classificação nos resultados dos motores de pesquisa. Isto, por sua vez, resulta mais uma vez, em mais pessoas a acederem à sua página. Estes dois benefícios funcionam em conjunto, num ciclo virtuoso.

 

Como incluir o SEO multilíngue no seu site

 

Simplificando, estes são os três passos principais para incluir o SEO multilíngue no seu site:

  1. Pesquisa de palavras-chave: existem várias ferramentas para o ajudar a descobrir quais as palavras-chave que o seu público internacional está a escrever nas caixas de pesquisa quando procuram pelo seu produto. (Isto inclui formas menos usadas de se referir ao mesmo, o qual deve incluir algures na sua descrição uma vez que pode direcionar as pessoas à sua página. Como “manta para sela” no exemplo anterior). Estas ferramentas podem ser simples ou bastante complexas e irão proporcionar-lhe uma visão detalhada das palavras-chave mais importantes a utilizar.
  2. Criação de conteúdo: quando souber quais são as palavras-chave, deve criar (ou traduzir) o seu conteúdo escrito para o idioma estrangeiro de forma a integrar essas palavras-chave de forma natural e estratégica.
  3. Definições do site: aqui, deverá decidir os aspectos técnicos, mas cruciais, que ajudam os motores de pesquisa a encontrar as suas páginas noutros idiomas, através de domínios separados, páginas separadas, subdomínios ou subpastas, tags hreflang, etc.

Uma equipa especializada de tradutores e especialistas em SEO irá ajudá-lo neste processo, orientando-o em todos os passos da integração do SEO multilíngue no seu site.

 

E-commerce e SEO multilíngue

 

Talvez ache que há muito pouco texto no seu site de e-commerce e que o SEO multilíngue é irrelevante. Mas, pense bem:

  • Talvez as descrições dos seus produtos sejam, de momento, curtas. E se assim for, deve torná-las mais longas. As descrições de produtos com mais de 1000 palavras são as que têm melhor classificação nos resultados dos motores de pesquisa.

 

  • Sabe as descrições que aparecem no Google em cada resultado? Essas descrições chamam-se meta descrições. Criar meta descrições relevantes e apelativas é uma ótima forma de fazer com que mais pessoas cliquem nas suas páginas. (Chama-se a isto aumentar a sua “taxa de cliques” ou CTR). Porquê? Se quiser comprar um ancinho de jardim online, em que página estaria mais interessado em clicar? A que tem a descrição “Todos os tipos de ferramentas para o seu jardim” ou “Ancinhos de jardim de metal pequenos, médios e grandes. Cabo de madeira. Envio grátis."?

 

  • Tire partido dos seus URLs para o SEO. Opte por URLs curtos, uma vez que estes têm melhor classificação. E inclua também palavras-chave relevantes.

 

Outro aspecto importante do SEO para e-commerce é a arquitetura do site. Ou seja, a forma em que as páginas são organizadas: uma que redireciona a outras e essas outras que redirecionam a outras, e assim por diante. Mantenha a arquitetura simples e as páginas serão facilmente encontradas pelos motores de pesquisa e pelos clientes. As páginas de produtos devem estar a três ou menos cliques da página inicial.

 

Esta é uma breve introdução, embora já consiga perceber que, definitivamente, vale a pena considerar a utilização do SEO multilíngue no seu site. Se quiser aprofundar o assunto, visite esta página pois é uma ótima forma de começar.





Outras notícias

12, Jan 2023

Consiga uma boa tradução financeira e aumente o seu ROI

Diversos idiomas são partilhados em todo o mundo, proporcionando oportunidades de expansão de negócios nos mercados internacionais. Contudo, mesmo quando a mesma língua é falada, nuances de vocabulário, cultura e história criam barreiras ao sucesso.

ver mais
Consiga uma boa tradução financeira e aumente o seu ROI
14, Dec 2022

Por que razão a tradução financeira é importante

A tradução financeira é necessária quando quer levar o seu negócio para o estrangeiro, por exemplo. Estes processos envolvem conteúdo financeiro e é importante que seja traduzido com a máxima precisão. 

ver mais
Por que razão a tradução financeira é importante
15, Nov 2022

Como conteúdo de qualidade melhora os seus resultados financeiros

Sejamos realistas, não basta criar bom conteúdo. Porque não se cria conteúdo só por o criar — cria-se conteúdo para vender mais produtos ou serviços. Se está a dedicar tempo à qualidade dos artigos no seu website, mas tal não se traduz na melhoria da taxa de conversão, está na hora de mudar a sua estratégia de conteúdo.

ver mais
Como conteúdo de qualidade melhora os seus resultados financeiros
08, Nov 2022

Quais as diferenças entre tradução e localização?

Na Upwords, queremos ajudá-lo a expandir o seu negócio além-fronteiras. Antes de pensar em expandir o seu negócio além-fronteiras, é importante meter-se no lugar do seu parceiro internacional e dirigir-se a ele na sua língua materna. Temos a consciência do quanto a tradução pode ser difícil. E é aí que entramos em ação! 

ver mais
Quais as diferenças entre tradução e localização?
25, Oct 2022

Quais são os desafios do e-commerce além-fronteiras?

Antes de entrar num mercado estrangeiro, tem de ter a certeza quais os produtos ou serviços que disponibiliza terão potenciais clientes no mesmo. E só pode ter esta certeza se fizer uma boa pesquisa. Isto torna-se mais fácil de fazer se o seu mercado-alvo falar o seu idioma, mas e se não for o caso?

ver mais
Quais são os desafios do e-commerce além-fronteiras?
14, Oct 2022

Quatro respostas que o vão ajudar a perceber a tradução para e-learning

Se está a localizar o seu conteúdo e-learning para outro idioma, é provável que lhe tenham surgido algumas dúvidas. Descubra dicas sobre que elementos deve localizar, se deve utilizar legendas, optar por legendagem ou dobragem e qual a diferença entre legendas abertas e fechadas.

ver mais
Quatro respostas que o vão ajudar a perceber a tradução para e-learning
Peça-nos um orçamento
Os Nossos Clientes
Bristol-Myers Squibb
Fresenius Medical Care
Neutroplast
ISQ
Beiraltina
DIAGEO
TIMWE
Altice
R2com
Partners
Hill+Knowlton Strategies
PLMJ
Esquível e Associados
Uría Menendez
Samsung
SAP
Cisco e Essity
Essity
Nuno Sousa Moniz & Associados

A processar a sua mensagem.

loader

A processar o seu pedido de orçamento.

Sucesso!

email ok

O seu pedido de orçamento foi enviado com sucesso. Vamos responder o mais brevemente possível.

Oops!

email error

Não foi possível enviar o seu pedido de orçamento. Por favor tente outra vez.

A processar a sua mensagem.

loader

Por favor aguarde.

Sucesso!

email ok

A sua mensagem foi enviada com sucesso. Vamos responder o mais brevemente possível.

Oops!

email error

Não foi possível enviar a sua mensagem. Por favor tente outra vez.

A processar a sua mensagem.

loader

Por favor aguarde.

Foi adicionado(a) à nossa newsletter

email ok

A sua adesão foi enviada com sucesso

Não foi possível adicioná-lo(a) à nossa newsletter

email error

Por favor entre em contacto connosco